quarta-feira, 29 de junho de 2011

'Feira de Livros & Contos na Praça' no Bairro Figueira, em Duque de Caxias Ter, 19 de Abril de 2011 20:26 Redação baixadafluminense.NET.br A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, em parceria com a Associação de Moradores da Figueira e do projeto “Feira de Livros & Contos na Praça”, promoveu nesta terça-feira, 19 de abril, várias atividades na Praça da Figueira em homenagem ao Dia do Livro, comemorado dia 18 deste mês.



A tenda do projeto



O secretário Gutemberg Cardoso esteve presente e acompanhou de perto a programação, que contou com a apresentação do cantor e compositor duquecaxiense Canthídio, artistas circenses, contadores de histórias. Acompanharam as atividades alunos do pré-escolar ao 5° ano. Dezenas de alunos do Centro Educacional Encontro do Saber também participaram do evento, ouvindo histórias e cantando músicas. Eles também assistiram apresentação de artistas do Circo Internacional do México, que está montado no bairro.

O presidente da Associação de Moradores da Figueira Aloisio Pereira Silva, o Ti Nandú, disse que a iniciativa era uma novidade no local. “Nunca tivemos nada como isso por aqui. Eventos como esse ajudam a resgatar nossa cidadania e conscientizar os jovens”, disse Ti Nandú, que agradeceu a iniciativa da Prefeitura pela parceria. Na platéia, adultos e crianças não tiravam os olhos das atrações. Luiz Felipe, de 8 anos, aluno da segunda série, era um deles. “É muito legal. Fui no circo e gosto muito do globo da morte. Meus colegas também estão gostando muito”, disse o garoto, revelando ser um apaixonado por esse tipo de espetáculo.

A feira “Livros & Contos na Praça”, que é itinerante, ficará na Praça da Figueira até o dia 28. Depois, vai para a Rua 2, em Jardim Primavera, onde ficará de 6 a 26 de maio, e segue para a Praça Vieira Neto em Saracuruna, onde estará entre 2 a 22 de junho. A feira é promovida pela MABS Feiras & Eventos com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Dia do Livro também foi comemorado na Biblioteca Pública Governador Leonel Brizola, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com a participação de alunos da Escola Municipal Armanda Álvaro Alberto. A iniciativa faz parte do projeto “Conte-me uma história e cante-me uma cantiga de roda”, que ali acontece semanalmente, com a participação de contadores de histórias e músicos. O projeto atende também a alunos da rede particular, bastando agendar datas antecipadamente.

A Casa Brasil em Imbariê, por sua vez, também comemorou a data lançando na própria segunda-feira o projeto “A Biblioteca vai à Praça”. Durante toda a tarde, foram realizadas a céu aberto atividades de pintura, caracterização de personagens do “Sítio do Pica Pau Amarelo”, além de distribuição de gibis clássicos e livros infantis – material recebido de doação da própria comunidade, segundo informou o gestor da unidade, Walace Rodrigues. Foi distribuído no evento convites para a exibição do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, que acontece na Casa Brasil nesta quarta-feira, 20 de abril, às 14h. A iniciativa faz parte do projeto “Cine Casa Brasil”, que ali acontece desde 2009. O público presente receberá bombons após o término da exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário