sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Brasão



O Brasão do município de Duque de Caxias foi criado por deliberação em 30 de dezembro de 1966, sendo prefeito Joaquim Tenório Cavalcanti. O projeto é da comissão formada por Clóvis de Araújo Barreto, Luiz Travassos e Walter Joaquim da Rocha.
O brasão caxiense se apresenta da seguinte forma:
Escudo português que lembra a origem lusitana da nossa Pátria;
A coroa ducal, em toda a sua beleza, evidencia o topônimo Duque de Caxias, cujo titular, Luís Alves de Lima e Silva, é hoje o patrono do Exército Brasileiro;
O trecho do imponente mecanismo da Refinaria Duque de Caxias representa, em toda sua pujança, a industrialização do município.
As estrelas falam da povoação regional pela figura de Brás Cubas (direita) e à esquerda lembra o deputado Manoel Reis, que foi o mais destemido baluarte da emancipação política do antigo distrito de Iguaçu.
A data 1566 refere-se ao início do desbravamento das terras onde hoje está o município e 1943 refere-se à elevação do antigo lugarejo à dignidade de cidade.
Também os metais e esmaltes têm os seus significados: ouro representa a força, prata a candura, vermelho a intrepidez, azul a serenidade e, finalmente, o verde representa a abundância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário